
Todo ano é o mesmo que até parece cansado. Já conheço a história que nem gosto de escrever, a festa que nenhum gato, mas principalmente gatos pretos e às vezes brancos, não quer saber. Eles não têm escapatória e para onde eles se voltam não sabem onde estar seguros. Se eles têm uma casa que os ama, eles não precisam se preocupar, a menos que fujam de casa, mas se eles vivem todo o tempo na rua, sua vida está em perigo. Abrigos de animais não aceitam adoções de cães e gatos pretos (e às vezes brancos) até novembro. Isso pelo medo de que só sejam adotados e depois sacrificados. Espanha dá 1 ano e meio de prisão por abuso de animais ao autor de qualquer um dos sacrifícios.
Como é que gatos pretos, mas também gatos brancos, acabaram sendo sacrificados e maltratados em um festival?
Conhecemos a história do Halloween, onde os antigos celtas celebravam uma forma de afastar e apaziguar os maus espíritos chamado Samhain.. Eles tinham o costume de se fantasiar para enganar e se defender dos maus espíritos, pois acreditavam que naqueles dias os mortos ressuscitavam e se apoderavam dos corpos dos vivos.
Os celtas da Península Ibérica celebravam este feriado da mesma forma, mas a história do Halloween não nos dá uma razão clara para que exista atualmente esse tipo de sacrifício para com nossos animais de estimação cuja cor de pelagem é preta ou branca. No Reino Unido e no Japão, gatos pretos são considerados boa sorte, então?
Aparentemente tudo vem dos Estados Unidos com os peregrinos na colônia de Plymouth. Os peregrinos puritanos desconfiavam de qualquer coisa associada a bruxas e feitiçaria, incluindo gatos pretos. Eles perseguiam ativamente gatos pretos: tornou-se uma prática queimar gatos pretos na terça-feira de carnaval para proteger a casa do fogo.
Os gatos ficaram na lenda popular junto com as bruxas. É curioso como os americanos, descendentes diretos dos britânicos, têm outra forma de pensar em relação aos gatos pretos. Quanto às bruxas, o Reino Unido ficou em quinto lugar para as maiores queimadas de bruxas entre 1300 e 1850. Possivelmente essa diferença de opinião em relação aos gatos pretos foi para se diferenciar de seu local de origem mas mantendo a queima de bruxas.
Porém, há quem diga que isso é passado e que hoje é um mito com pouca evidência de que os gatos pretos são os que mais se machucam na época do Halloween e que alguns meios de comunicação fazem mais escândalo do que é realmente. A verdade é que é melhor prevenir do que remediar. Proteger os nossos gatos, independentemente da sua cor, durante os dias de Halloween é a melhor recomendação. Se o seu gato gosta de uma vida ao ar livre, é melhor ignorar suas exigências até que o Halloween termine.